sábado, 18 de abril de 2009

Teoria da Burocracia - Enfase estruturalista

-Max Weber (1864 -1920) -
Importante cientista social e jurista alemão; foi fundador da Sociologia moderna. Estudos a organização como "parte de um contexto social" influenciada pelas mudanças socias, economicas e religiosas da época, tendo atentado especialmente para o processo de Autoridade e obediencia nas organizações.

-A Organização Burocrática - Weber -

  • Conceito:
"Grandes empresas, cargos definidos, Hierarquia definida, Administração por especialização profissionais" =>GERANDO=>"Organização Eficiente" =>Beneficiando=> A sociedade e o individuo"

Tipos de Sociedade e Poder

  • Racionalidade dos meios e objetivos
  • Estudos Modernos, Empresas, Exércitos
Tipos de autoridades:
  • Legal
  • Racional
  • Burocrática
Poder legal, racional, impessoal, formal (meritocracia). Aparato administrativo. BUROCRACIA.

Organizações Mercanicistas X Burocráticas
  • A máquina rotiniza a produção
  • As formas burocráticas rotinizam a administração
  • O enfoque burocrático rotiniza aspectos da vida humana
Hierarquia e individualismo - A hierarquia divide responsabilidades e atravanca o processo decisório. Realça vaidades e estimula disputa pelo poder.
Ex.:Hierarquia das grandes empresas e das corporações militares

Mecanismo- Burocracia são sistemas de cargos limitados, que colocam pessoas em situações alienantes. Ex.: Cargos de escritórios, montadores de peças.

Teoria Burocrática X Enfoque Adhocrático

Enfoque Adhocrático




-Fornece uma resposta diferentre para a pergunta sobre quanto de organização e regulamentos desejável.

-Oferece uma maneira menos detalhada e formal de administração, embora advogue a anarquia.

Ideal Burocrático

Caracteristicas:

-Administração Impessoal
-Promoção por mérito
-Responsabilidades do cargo definidas
-Caidas de Comando
-Regas fixas
-Separação da gestão da propriedade
-Previsibilidade Funcional


Ideal Adhocrático

Caracteristicas:

-Equipe tarefa temporária
-Autoridade descentralizada
-Responsabilidades fluidas de trabalhos
-Poucas regras

-Modelo orgânico


Burocracia:
  • Dependem de regras
  • Organizações hierarquizadas, burocráticas especializadas e adequadas a condições ambientais estáveis
Pós-burocracia - Adhocráticas


  • Dependem de pessoas
  • Organizações flexiveis, com redefinição continua de tarefas e organogramas de poucas utilidades, adequadas e condições ambientais dinâmicas.
Teoria Estruturalista

-Surge como um desdobramento da Teoria Burocrática, com ênfase: Estrutura, Pessoas, Ambiente

-Preocupação dos "Estruturalistas" foi procurar "Interrelacionar as organizações com o seu Ambiente Externo"

"Conhecer o rio, mesmo que suas águas não sejam sempre as mesmas..."

Características da Teoria Estruturalista


-
Totalidade
-Interdependência das Partes (inter- relações)
-"O todo é maior que a simples soma das partes"

Estruturalismo


-"Organização é um complexo conjunto de grupos sociais cujos interesses podem ou nao ser coflitantes".
-"As organizações sofreram um longo e penoso processo de desenvolvimento tendo a atender crescentes necessidades dociais e humanas, através de 4 etapas:
  1. natureza
  2. trabalho
  3. capital
  4. organização


Tipologias Organizacionais - Amitae Etzione

-Organizações não são iguais! São artificiais e planejados

-Logo precisam se utilizar de MEIOS DE CONTROLE:

  • Físico (coercitivo).
  • Material (remunerativo).
  • Simbólico (moral).
Modelos de organização:

-
RACIONAL sistema fechado previsibilidade.

Tipos de Poder:

  • Coercitivo:Baseia-se em punições.
  • Manipulativo:Baseia-se em recompensas.
  • Normativo:Basea-se em crenças.
Tipos de Contrato Psicológico

  • Alienatório:Obediência mecânica.
  • Calculista:Obediência interesseira.
  • Moral:Disciplina interior.
Tipos de organização:

  • Coercitiva:Objetivo é controlar o comportamento.
  • Utilitária:Objetivo é obter resultados por meio de barganha com funcionários.
  • Normativa:Objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.

Teoria Estruturalista:

Considedera:
  • Objetivos organizacionais: "Um objetivo nunca existe, é um estado que se procura e não um estado que se possui."
  • Ambiente Organizacionais:Empresas vivem em ambiente humano, socia, político, econômico e que formam a sociedade.
  • Conflitos:São geradores de mudanças e do desenvolvimento organizacional.
Homem Organizacional:

  • Individual flexível, resistem a frustração capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização;
  • Participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais;
  • Indivíduo habilitando a mudanças rápidas e contínuas;
  • Homem político, age estratégicamente para atingir suas metas e objetivos organizacionais
Sátiras à Organização

Os estruturalistas abordam a organização sob um ponto de vista eminentemente crítico. Eis críticas que surgiram de cunho humorístico e irreverentes sobre os absurdos aceitas na organização.

  • Lei de Parkison (lei do trabalho):Quanto mais tempo se tem para fazer uma coisa, tanto mais tempo se levará para fazê-la.
  • Lei da Banalidade:O tempo gasto na discussão de cada item de pauta está na razão inversa.
  • Princípio da comissão:Uma comissão é organica em vez de mecânica em sua natureza.
  • Hipóteses da Paralisia das Organizações:Competição de estupidez
  • Princípio da Aposentadoria Acelerada:Para liquidar certos chefes se programa viagens, relatórios complexos...
  • Princípio de Peter:(Da incompetência) O trabalho é feito pelos funcionários que ainda não atingiram seu nível de imcompetência.
Exeções do Princípio de Peter
(Sátiras à Organização/Estruturalismo)

  • Sublimação Perurssiva:Quando um funcionário imcompetente bloqueia o serviço ele é promovido.
  • Arabesco Lateral:Incompetente é promovido e TRANSFERIDO.
  • Pista Paterna:Quando não há cargo para o filho, cria-se um.
  • Inversão de Peter:Quando regulamento tem mais valor que serviço eficiente
  • Exfoliação Hierárquica:Supercompetência é mais condenável do que a incompetência.

Abordagem Estruturalista - Max Weber e Teoria da Burocracia - Etzione e a Teoria Estruturalista

-Max Weber - Tipo ideal da burocracia.
-Amitai Etzioni - Tipologia das organizações com base nos tipos de poder.
-Blau e Scott -
Tipologia das organizações com base nos tipos de beneficiários.
-Charles Perrow, Robert K. Merton e William Roth - Difunções organizacionais
-Burns e Stalker - Modelos mecanicistas e orgânicos de organização

  • Pessoas
  • Informação
  • Conhecimento
  • Espaço => Organização => Objetivos
  • Tempo
  • Dinheiro
  • Instalações
"Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos"

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os 3 Pilares da ciência da Administração

  • Taylorismo - Fordismo.
  • Escola Relações Humanas.
  • Teoria Clássica (Fayolismo).
-Administração Científica - Ênfase em Tarefas

Frederick Winslow TAYLOR

  • Americano da Filadélfia, fundador da Administração Ciêntífica;
  • Iniciou sua vida profissional como operário em 1878, na Midvale Steel Co., passando a Capataz, Chefe de Oficina e Engenheiro em 1885.
A teoria TAYLORISTA

Primeiro Período:
  • Estudo de tempos e movimentos.
  • Operário produzia muito menos do que era capaz de produzir.
  • Se o operário diligente (ativo) perceber a mesma Remuneração que o menos interessado, acabará se acomodando.
Segunda Fase:
  • Racionalização do trabalho operário x estruturação geral da empresa.
  • Vadiagem sistemática do trabalhador.
  • Desconhecimento , pela gerencia, das rotinas do trabalho.
  • Falta de uniformidade das técnicas e métodos.
Principios da administração científica

  • Seleção e treinamento de funcionários.
  • Salários altos e custos baixos de produção.
  • Identificação da melhor maneira de executar tarefas.
  • Cooperação entre administração e trabalhadores.
"Taylor falava que era fundamental separar a parte que planeja da parte que executa a tarefa"